TD Software

A IMPORTÂNCIA DA TAURINA PARA GATOS

Os gatos ocupam a segunda posição entre os animais domésticos preferidos pelos brasileiros, perdendo somente para os cães. Os donos de pets utilizam de uma série de cuidados especiais para manter a saúde e bem estar dos bichinhos, entre consultas ao veterinário, medicamentos, vacinas e principalmente, a alimentação.

Apesar de terem portes semelhantes, os gatos possuem hábitos, habilidades e necessidades diferentes dos cães, principalmente por serem animais carnívoros estritos, ou seja, necessitam obrigatoriamente da ingestão de carne para suprir as proteínas essenciais; principalmente a Taurina.

Mas o que é taurina e quais são suas principais fontes?

A Taurina é um dos aminoácidos fundamentais para o funcionamento do organismo dos felinos, podendo ser encontrada unicamente nas proteínas animais, principalmente vísceras e músculos onde sua concentração é maior; além de frutos do mar, ovos e derivados de leite que também acumulam boas taxas e podem ser consumidos de maneira balanceada.

Entretanto, para que os gatos mantenham uma boa saúde, é necessária uma dieta equilibrada e com taxas de taurina que variam entre 200 mg e 300 mg por refeição, o que nem sempre é possível somente com a ingestão de carnes, considerando que parte dos nutrientes das carnes se perdem ao serem aquecidas, e, além disso, ao ser servida crua, é necessário se atentar a procedência para evitar contaminação por bactérias.

Benefícios da taurina para o organismo dos gatos

A taurina normalmente pode ser produzida pelo próprio organismo dos animais, até mesmo pelos humanos, deixando de ser um elemento essencial para a manutenção da saúde. Porém, os gatos são uma exceção e dependem exclusivamente da alimentação para repor o aminoácido. Para isso, é importante que eles consumam rações de boa qualidade, já que elas incluem os nutrientes necessários nas medidas corretas, incluindo a taurina. Além disso, produtos como suplementos vitamínicos enriquecidos com taurina podem agregar ainda mais benefícios para a saúde do animal; uma vez que, a proteína é responsável pelo fortalecimento dos músculos, sentidos como visão e audição, sistema reprodutivo, coração e etc...

Alguns dos principais benefícios listados são:

  • Atua efetivamente na retina dos olhos
  • Auxilia na formação da bile (facilita a digestão)
  • Controla as taxas de sódio e água na corrente sanguínea
  • Funciona como antioxidante
  • Estimula o desenvolvimento e fortalecimento dos músculos
  • Potencializa a audição e visão
  • Atua nas células do sistema nervoso

A ausência de taurina pode provocar:

  • Perda parcial ou total da visão e audição
  • Doenças cardíacas
  • Enfraquecimento do sistema imunológico
  • Agregação excessiva das plaquetas
  • Ineficiência reprodutiva
  • Anomalias congênitas (falhas no desenvolvimento fetal)

Vale ressaltar que:

Os felinos possuem necessidades diferentes de acordo com a espécie e a idade, ou seja, é necessário observar bem a qualidade e o tipo de alimentos que são ingeridos pelos bichinhos, certificando-se de que as rações consumidas por eles atendem às necessidades e agregam os nutrientes da maneira mais natural possível. Em caso de dúvidas, um veterinário pode ser consultado para uma melhor instrução de como cuidar bem do seu pet, proporcionando a ele uma alimentação mais saudável e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.

Conheça nossos Softwares clicando aqui.

Autor: TD Software

Leia outros artigos