TD Software

A importância de uma boa gestão na propriedade rural

A Gestão ou Administração empresarial é um fundamento base para o funcionamento de qualquer empresa, e assim como em qualquer tipo de negócio, a produção rural também necessita de uma atenção especial quanto à sua gestão, inclusive em propriedades menores. A gestão desempenha o papel de organizar e gerenciar a rotina da produção, visando melhorar o desempenho e produtividade, diminuir os gastos e aumentar o lucro. Alguns produtores possuem o capital para investir em sua produção, mas ainda assim algumas vezes o resultado não é satisfatório. Isso pode ocorrer devido às falhas de gestão, que deixam de prestar o auxílio necessário e desvalorizam o negócio.

Alguns pontos para uma boa gestão da produção rural podem ser destacados como essenciais. São alguns deles:

 

Planejamento das atividades

É sempre bom lembrar que a propriedade funciona como qualquer outro tipo de empresa, sendo assim, ao início de tudo é preciso organizar e planejar todo o processo de produção. Analise cada setor e as demandas que cada um apresenta. Veja o que funciona bem e o que não funciona nesses setores, visando readaptar ou retirar o que for necessário. Se houverem excessos, eles certamente podem ser cortados para economizar recursos.

 

Acompanhamento zootécnico

Para oferecer um produto ou serviço de qualidade, é imprescindível que os animais também estejam aptos para a produção. Por exemplo, alguns fatores devem ser levados em consideração para que o gado de leite tenha um bom desempenho na produção. É importante que se tenha uma periodicidade de reprodução de maneira equilibrada e que não comprometa o estado do rebanho. Além disso, uma alimentação balanceada e de qualidade são essenciais para ajudar no desenvolvimento. Outros cuidados com a saúde do rebanho como vacinas e demais assistências sanitárias também ajudam a manter a saúde do animal, e consequentemente, uma melhor qualidade da produção.

 

Observar o rendimento da mão de obra

Uma boa gestão também inclui conhecer bem os funcionários e saber onde e como cada um pode ser mais eficiente.

Observar em que setor cada um atua melhor, quais são suas melhores habilidades, áreas de rendimento e o que impede uma melhor produtividade, podem ajudar nos remanejamentos, obtendo um melhor aproveitamento da mão de obra, do tempo investido e também diminuir os custos da produção.

 

Investir em conhecimento

Conhecimento nunca é demais, ainda mais se tratando da administração de um negócio. Os produtores podem e devem procurar por conhecimentos complementares que agreguem benefícios para sua propriedade. Com o constante avanço da tecnologia, o mercado se renova a cada dia e sempre haverá opções diferentes e inovadoras que facilitem a rotina da produção. Investir em capacitações tanto para o produtor, quanto para os funcionários; agregar novas tecnologias; aprender novas técnicas de desenvolvimento da produção e utilização dos demais recursos de conhecimento e inovação são sempre bem vindos e com certeza farão diferença no resultado final.

Autor: TD Software

Leia outros artigos