TD Software

Como reduzir os desperdícios de insumos na produção agropecuária

Não somente no agronegócio, mas em todo o mercado a estabilidade e o lucro são as maiores metas e incentivos para continuar prestando um serviço de qualidade. Mas ainda que a produtividade e vendas estejam indo bem, existem outros fatores que podem interferir na prosperidade do negócio.

Para que o agronegócio mantenha os níveis de lucro superiores aos gastos, além de oferecer eficiência e qualidade é necessário evitar os desperdícios de insumos, que podem surgir desde o consumo de rações, uso de fertilizantes, até a utilização de máquinas e mão de obra.

Para facilitar o entendimento da proposta, separamos alguns tópicos essenciais que ajudam a diminuir esses desperdícios e aumentar o faturamento do agronegócio.

ESTEJA CIENTE DO FUNCIONAMENTO

O primeiro passo é saber exatamente o que é gasto em cada setor da produção e entender onde os investimentos estão sendo aplicados. Não adianta saber os gastos de um determinado setor, sendo que os excessos partem de um outro do qual não se tem conhecimento. Estando ciente de todos os investimentos e gastos de cada etapa, é hora de localizar as principais fontes de desperdícios. Para isso, observe as etapas de produção e identifique em quais se pode fazer economias.

ELABORE ESTRATÉGIAS

Identificando a origem dos desperdícios e desenvolvendo estratégias adequadas para a situação, é hora de testar as soluções encontradas. Busque por alternativas que atendam exatamente à sua demanda.

Se o problema veio das máquinas por exemplo, é importante identificar se esse problema é técnico ou operacional. Se for técnico, estabeleça uma rotina de vistorias para checagem do funcionamento e invista na manutenção; se for operacional, seria interessante investir em capacitações e treinamentos da equipe para melhor manuseio dos maquinários.

ACOMPANHE O ANDAMENTO E OS RESULTADOS

Não basta somente implementar estratégias de prevenção, também é importante checar se sua estratégia está realmente funcionando. Em alguns casos é necessário fazer ajustes.

Com os resultados obtidos é preciso criar planilhas ou relatórios para comparação dos resultados em determinado período. Se os resultados forem positivos, o plano poderá ser implementado como medida de redução de gastos.

INVISTA EM CAPACITAÇÕES

Uma equipe mal preparada provavelmente não vai conseguir realizar um trabalho com excelência. Portanto, é fundamental investir em treinamentos para que eles possam executar com maior eficiência os métodos para redução de gastos. Deixa-los por dentro de todo o processo operacional e das medidas a serem adotadas, sem dúvidas fará diferença nos resultados.

REAPROVEITE RECURSOS

Mesmo seguindo todo o plano para redução dos desperdícios de insumos, ainda restam algumas alternativas que ajudam a diminuir os gastos. A água é o principal recurso do agronegócio que pode e deve ser reutilizado para diminuir os desperdícios.

Utilizar sistemas de captação e reaproveitamento de água, além de sustentável é uma excelente alternativa para a irrigação agrícola.

Além disso, investir em fontes de energias renováveis como a solar e a eólica por exemplo, pode vir a pesar bem menos no bolso do que a energia elétrica.

Embalagens de produtos também podem ser recicladas e reaproveitadas no processo de produção. Diminui gastos e é uma ótima alternativa sustentável.

INVISTA EM TECNOLOGIAS

Com o constante avanço da tecnologia e as várias alternativas que otimizam e facilitam o trabalho do agronegócio, não tem por que não fazer uso. Atualmente o mercado oferece uma infinidade de máquinas, sensores e softwares que executam um excelente trabalho.

Apesar de alguns possuírem preços elevados, os inúmeros benefícios oferecidos que visam a praticidade e agilidade do serviço, podem ser vistos não como um gasto, mas sim um investimento que auxiliará na diminuição de desperdícios e valorização dos lucros.

 

Quer saber como a TD Software pode ajudar? Conheça nossos softwares clicando aqui

Autor: TD Software

Leia outros artigos