TD Software

COMO UTILIZAR A TECNOLOGIA A FAVOR DA GESTÃO AGROPECUÁRIA

A “Agricultura de precisão” é um conceito dos novos modelos de gestão agronômica, que utiliza das tecnologias para favorecer o desenvolvimento da produção. Com a agricultura de precisão é possível fazer todo o monitoramento do processo produtivo de maneira simplificada, a qualquer momento e de qualquer lugar, otimizando o tempo gasto e as soluções para correções de erros.

Esse modelo de gestão acabou se estendendo também para a pecuária, mesmo com os fatores que a instabilizam no mercado. Atividades que antes não eram possíveis de se fazer digitalmente, hoje já contam com tecnologias de ponta que as desenvolvem facilmente, facilitando a rotina dos grandes e pequenos produtores rurais.

Essas tecnologias vêm ganhando cada vez mais adeptos e se tornando as principais ferramentas de gestão nas propriedades, justamente por serem tão práticas e apresentarem resultados tão satisfatórios.

Como funciona?

Dentro da perspectiva agropecuária são levantados vários fatores para se avaliar o que deve ser feito: fertilizantes, solos, pragas, doenças, condições climáticas e outros fatores são analisados antes de se obter um parecer de toda a situação. Se baseando nessas informações preliminares os dados são gerados por softwares inteligentes que apontam precisamente onde estão as falhas e o que pode ser feito para corrigir; além de disponibilizar outras estratégias para cuidados com a plantação ou rebanho.

Benefícios

  • Entre os inúmeros benefícios da adoção das tecnologias no sistema agropecuário é possível destacar alguns como os principais:
  • Esse sistema de gestão possibilita que a terra, plantação e rebanho recebam os componentes necessários em quantidades e variedades adequadas para cada situação, proporcionando mais qualidade e menos gastos.
  • Informações precisas e rápidas com baixíssimas margens de erros, proporcionando mais segurança.
  • Maior controle dos recursos investidos, utilizando em cada setor somente o necessário, sem que haja desperdícios.
  • Melhor aproveitamento do tempo, uma vez que os softwares geram os dados e informações automaticamente, agilizando o processo de identificação e correção de falhas. O tempo poupado pode ser investido em outras demandas.
  • Proporciona saber também qual é o momento e condições ideais para realizar cada atividade.
  • Aumento do rendimento na produção, consequentemente favorecendo também o aumento dos lucros.

Sustentabilidade

As tecnologias também agregam valores sustentáveis à produção agropecuária. Além de buscar por recursos que agridam menos o solo, plantas e animais, elas ainda proporcionam redução da exploração dos recursos naturais e animais, controle dos níveis de agrotóxicos e fertilizantes que contaminariam muito mais o solo e propõe também um melhor aproveitamento de espaços, evitando que mais áreas sejam desmatadas. O intuito dessas ferramentas tecnológicas é que as atividades agropecuárias causem o menor impacto ambiental possível, ou seja, todas as alternativas oferecidas são pensadas de maneira sustentável.

Adaptação

É importante ressaltar que ainda que essas ferramentas sejam relativamente “fáceis” de se manusear, não é dispensada a necessidade de se investir na capacitação da mão de obra. Por mais que se tenha aparelhos da mais alta tecnologia trabalhando a seu favor, é importante que quem esteja manuseando saiba exatamente como lidar com eles. Assim, a segurança e eficiência do trabalho serão garantidos.

 

Conheça nossos Softwares clicando aqui.


Autor: TD Software

Leia outros artigos