TD Software

POR QUE UTILIZAR OS SOFTWARES AGROPECUÁRIOS?

O setor agropecuário é um dos principais responsáveis pelo giro da economia brasileira. A atividade consiste na produção rural advindas do plantio e da criação de animais para corte e produção de leite. De acordo com o Ministério da Agricultura, em 2019 o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) se aproximou de 603 bilhões de reais, sendo um dos maiores valores dos últimos 30 anos. Isso tudo só reafirma a importância de se investir em recursos para a produção.

Hoje podemos contar com a ajuda da tecnologia para desempenhar de maneira mais ágil diversas tarefas que antes demandavam muito mais tempo e, consequentemente atrasavam o desenvolvimento da produção. A localização geográfica, condições climáticas, estrutura do solo, desperdícios de insumos e diversos outros fatores acabam atrapalhando o avanço da produção.

Visando facilitar a rotina das propriedades agropecuárias, uma das melhores alternativas para otimizar esse trabalho é a aquisição dos softwares de gestão. Se ainda não sabe o que são e para que servem e só seguir a leitura!



O QUE SÃO OS SOFTWARES DE GESTÃO E COMO FUNCIONAM?

Os softwares de gestão agropecuária foram criados para facilitar a organização das atividades do seu negócio. Com eles é possível fazer o controle do estoque de produtos, insumos, despesas, lucros e outros, de maneira mais prática, ágil e fácil.

Esses softwares funcionam como assistentes digitais, visto que além de organizar as informações a fim de facilitar a visualização, eles ainda ajudam na hora de desenvolver as estratégias de melhorias para a produção.

Os softwares são compostos por módulos que desempenham funções diferentes na gestão agropecuária, podendo variar sua quantidade ou tipo de acordo com cada desenvolvedor; mas em geral, os softwares de boa qualidade normalmente possuem os módulos de: Gestão Agrícola, Gestão Agropecuária, Gestão de pessoas, Business Intelligence e Mapas de geoferrenciamento.

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES

Sem dúvidas, quem começa a fazer uso dos softwares na gestão dos negócios, logo percebe as diferenças trazidas por essa tecnologia. Entre as principais vantagens, se destacam:

Maior aproveitamento do tempo de produção – Por gerar dados com mais facilidade e rapidez, logo é poupado tempo no restante do processo de produção. A agilidade dos softwares permite que o tempo seja mais bem aproveitado na hora de elaborar estratégias.

Melhor visibilidade dos recursos disponíveis – Os dados são gerados automaticamente e exibidos de maneira simplificada e com fácil compreensão.

Precisão na disponibilização de dados – As margens de erro na emissão de dados são muito pequenas, dando maior segurança aos usuários.

Otimização das etapas de produção – Com os resultados obtidos fica bem mais fácil analisar e identificar os erros, podendo entender melhor onde e como se deve agir para reverter o quadro.

Dispensa parte do trabalho manual – A praticidade que a tecnologia oferece faz com que pilhas e mais pilhas de papel que provavelmente seriam utilizadas para armazenar os mesmos dados, caibam todas dentro de um computador facilmente. Além disso, as várias horas que seriam perdidas montando planilhas no Excel também são poupadas e mais bem aproveitadas, sem acúmulo, sem desperdício de tempo, evitando a dor de cabeça na hora de organizar ou procurar por dados.

E O CUSTO-BENEFÍCIO?

O principal fator que se deve analisar antes de adquirir um software agropecuário são as vantagens que ele trará de acordo com as necessidades da sua propriedade. Propriedades menores podem facilmente utilizar softwares menores e mais simples; já as grandes propriedades necessitam de softwares maiores e mais complexos, além de outros equipamentos de suporte e até funcionários especificamente para esta função. Esses fatores colaboram para que os valores variem bastante, tudo depende do que a propriedade vai precisar.

AINDA NÃO SE CONVENCEU?

Os softwares são recursos cada vez mais utilizados pelo fácil acesso, manuseio simples e claro, pela praticidade, podendo ser acessados por computadores, tablets e smartphones em apenas alguns cliques. Tal tecnologia pode ajudar a dobrar a produtividade do seu negócio, consequentemente reduzindo desperdícios e aumentando os lucros e a competitividade no mercado.

 

 

Conheça nossos Softwares clicando aqui.

Autor: TD Software

Leia outros artigos